Logo-SE_296x300
Menu

Livro Caixa Produtor Rural: o que é?

Tudo A Respeito Do Livro Caixa Para Seu Negocio Como Produtor Rural Post (1) - Contabilidade em Campo Belo - MG | SE Contabilidade

30 de março de 2021 marketing@se Agronegócio em Minas Gerais, Contabilidade, Contabilidade para agronegócio em Minas Gerais

Entenda o que é e a importância do Livro Caixa Produtor Rural 

Conheça o Livro Caixa Produtor Rural e saiba por que ele é importante

Atuar no agronegócio não é tarefa fácil e, dentre os vários aspectos que se deve ter atenção, temos a escrituração e envio do Livro Caixa Produtor Rural.

É um assunto que, na maioria das vezes, passa a ser mais presente na vida das pessoas nesta época do ano, período de abertura do prazo para envio da declaração referente ao arquivo digital contendo essas informações.

Nesse sentido, para te ajudar a entender do que se trata esse demonstrativo e sua importância foi que preparamos o presente artigo.

Saiba o que é o Livro Caixa Produtor Rural

O Livro Caixa Produtor Rural é um demonstrativo que contém informações sobre as movimentações que ocorreram em suas propriedades rurais em um determinado período.

Ele deve ser escriturado por pessoas físicas que desenvolvem algum tipo de atividade rural.

Dentre as informações que precisam estar presentes nele, temos:

  • Despesas;
  • Receitas de custeio;
  • Investimentos;
  • Outros valores que fazem parte da atividade rural.

Atualmente ,ele se trata de um arquivo digital, gerado em .txt, como os dados informados anteriormente, cujo prazo para entrega à Receita Federal costuma ser até o último dia de envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Ele pode ser remetido à Receita Federal através do portal do e-Cac, na opção “Meu Imposto de Renda”.

O arquivo digital do Livro Caixa Produtor Rural deve ser enviado à Receita Federal através do CPF do proprietário.

Lembrando que nele devem constar o cadastro de todos os seus imóveis, com o respectivo registro no CAFIR (Cadastro de Imóveis Rurais).

Entenda por que seu preenchimento pode ser difícil para alguns produtores

Um dos principais problemas que produtores rurais podem ter ao escriturar e transmitir seu Livro Caixa Produtor Rural está no correto preenchimento do programa e no entendimento das regras que tornam obrigatório o seu envio.

Isso porque existem muitos detalhes que precisam ser seguidos, bem como os limites de receitas podem mudar de um ano para outro. Nessa perspectiva, não acompanhá-las poderá fazer com que você esteja exposto a multas e outras penalidades.

Saiba como e por que você precisa manter o seu Livro Caixa produtor rural 

Nesse contexto, é importante que, inicialmente, você tenha um registro adequado sobre tudo que acontece em sua propriedade.

Toda movimentação financeira deve ser devidamente documentada.

Isso vai te ajudar a recuperar essas informações futuramente, quando necessário.

Além disso, fica muito mais fácil transmitir o seu arquivo quando se tem as informações organizadas da maneira devida.

Conheça como nós, da SE Contabilidade, podemos te ajudar quando se tratar da sua contabilidade

Nesse contexto, é sempre mais inteligente contar com apoio especializado, como uma contabilidade para produtores rurais.

Através da ajuda dela, você conseguirá ter apoio necessário para saber como melhor organizar as rotinas de sua propriedade rural, bem como terá o suporte necessário para o atendimento às exigências fiscais, além de informações necessárias para tomar decisões de acordo com a realidade do seu empreendimento.

E nós, da SE Contabilidade, somos o auxílio que você precisa para simplificar seus processos e o dia a dia do seu negócio, bem como para dar a ajuda que você precisa quando se trata do preenchimento do Livro Caixa Produtor Rural.

QUERO OBTER SUCESSO EM MEU AGRONEGÓCIO


Recomendado só para você!
Conheça a ferramenta que vai garantir a melhor tributação para…
Cresta Posts Box by CP