Conheça todas as informações cruciais sobre o DAS e como emitir de forma adequada!
Entenda como funciona o DAS e qual o passo a passo para a emissão
O Simples Nacional é o regime tributário de muitos pequenos negócios e até mesmo de profissionais que atuam como pessoa jurídica, o que torna possível usufruir dos benefícios que isso proporciona, como o pagamento de menos impostos.
Entretanto, é preciso saber como se manter em regularidade, cumprindo adequadamente com a emissão e com o pagamento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Por isso, preparamos este conteúdo especialmente para auxiliar você a não ter problemas com essa questão; assim, vamos mostrar aquilo de que você precisa saber sobre o DAS e um passo a passo de como emiti-lo!
DAS: tudo aquilo de que você precisa saber sobre!
Algumas informações são indispensáveis para que você entenda como esse documento funciona e de que forma impacta você e a realização das suas atividades.
DAS é a sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que consiste em uma guia que reúne os seguintes impostos:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica – IRPJ;
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL;
- Programa de Integração Social – PIS;
- Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins;
- Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI;
- Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS;
- Imposto sobre Serviços – ISS;
- Contribuição Patronal Previdenciária – CPP.
Dessa forma, todos esses impostos podem ser pagos em apenas uma única guia, o que facilita muito a conformidade de profissionais e empresas enquadradas no Simples Nacional.
Os valores que são pagos em relação ao DAS são:
- R$56,00 para Comércio ou para Indústria;
- R$60,00 para Prestação de Serviços;
- R$61,00 para Comércio e para Serviços.
Sendo assim, é preciso arcar com um desses valores mensalmente para realizar suas atividades como pessoa jurídica enquadrada no Simples Nacional em completa regularidade.
Passo a passo para emissão do DAS
Agora que já evidenciamos aqueles pontos dos quais você precisa saber sobre este documento, vamos ao passo a passo de como emiti-lo!
Para isso, é preciso:
- Acessar o Portal do Empreendedor;
- Clicar em “EMISSÃO DE CARNÊ DE PAGAMENTO – DAS”;
- Acessar o aplicativo PGMEI;
- Preencher com seus dados;
- Na aba “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”, clicar em “Pagamento Mensal”;
- Selecionar o boleto;
- Gerar o boleto em PDF.
Com esses passos realizados, basta realizar o pagamento dentro do prazo e, assim, garantir que não terá problemas com esta questão.
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