A digitalização já é uma necessidade em praticamente todos os setores empresariais, e não é diferente no ramo de turismo e viagens. Em 2023, o ano dos feriadões, o crescimento do setor de turismo no país deve avançar ainda mais.
Para especialistas, o uso da tecnologia é um passo essencial no mercado competitivo, para mostrar a qualidade do produto ou serviço, garantindo credibilidade com o público viajante e ajudando no crescimento dos negócios.
O executivo comercial da CIGAM no Distrito Federal e em Goiás, Gustavo Macedo, destaca que a tecnologia auxilia a impulsionar as rotinas da empresa dando maior agilidade no processo operacional, devido a capacidade de automatizar rotinas repetitivas, facilitando assim uma gestão mais eficiente, assertiva e baseada em dados em tempo real.
“Por meio de dados, a tecnologia aproxima cada vez mais o consumidor com as operadoras e agências de turismo, favorecendo assim o consumo de novas experiências de uma maneira estruturada, mais econômica, contribuindo para o aumento de venda de serviço para as agências de viagens”, afirma Gustavo Macedo.
Segundo o executivo da CIGAM, o software Enterprise Resource Planning (ERP) se torna uma ferramenta de extrema importância integrando todo o ecossistema empresarial, deixando os gestores com atividades cada vez mais estratégicas. O ERP vem sendo cada vez mais utilizado como principal ferramenta tecnológica na organização das empresas e no gerenciamento de dados.
É através de um ERP, e de uma cultura de inovação, que é viável atingir os 5 pilares da transformação digital: Digitalização, Desmonetização, Democratização, Disrupção e Desmaterialização.
Como resultado dessa automatização, o ERP pode influenciar positivamente no relacionamento com o cliente e o consequente sucesso da empresa. Através do módulo CRM (Customer Relationship Management) a empresa terá o gerenciamento de informações dos clientes, com dados de últimas compras, produtos mais vendidos, responsável de cada setor do cliente e diversas outras informações, facilitando para a criação de ações para cada perfil de cliente e assim estreitando ainda mais o relacionamento com toda a carteira.
O ERP é a junção de uma série de ações e ferramentas disponíveis para engajar clientes, empoderar colaboradores, automatizar processos e transformar o modelo de negócio das empresas.
“É um sistema tecnológico bastante completo, capaz de interligar todos dados e processos de uma instituição”, destaca Gustavo Macedo.
Conforme o especialista, o mercado de uma maneira geral tem caminhado para um mundo cada vez mais tecnológico, exigindo assim, que as empresas tenham um atendimento diferenciado.
E através da inovação com uso da tecnologia as empresas de turismo podem revolucionar o atendimento ao seu público alvo com estratégias personalizadas, fazendo o seu modelo de negócio cada vez mais estruturado e rentável, com a otimização dos trabalhos e ganhos em resultados.
“Há, ainda, melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras, agregando benefícios estratégicos para toda a organização”, alerta.
“Muito mais do que sistema de gestão empresarial, o ERP ajuda as corporações na construção de uma estratégia empresarial, com incentivo à inovação e ao uso da tecnologia adequada para fazer a transformação de todo o ecossistema empresarial”, finaliza Gustavo Macedo.
Fonte: It Comunicação Integrada
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